terça-feira, maio 10, 2016

de de

Tabela tamanho sola sapatinho de crochê para bebê

          Isso é algo que sempre me pedem, uma tabela de tamanhos para os sapatinhos de crochê para bebê. E como é difícil atender a este pedido e vou explicar para você o porquê.
Mas porquê parece tão difícil Mimi? É só fazer uma solinha de cada tamanho e gravar o vídeo!
          Mas será que é só isso mesmo? Não! Não é só isso!

          Imagine que você está varrendo o youtube em busca de informações e encontra o vídeo de uma botinha de crochê que você achou linda! Como por exemplo, o vídeo da Botinha de crochê com laço que eu ensinei AQUI. Ela é realmente muito fofa, mas você tem uma filha de 1 ano, ou a encomenda é para um bebê recém-nascido e o modelo ensinado no vídeo é para tamanho 3 a 6 meses, e agora???

         Bom, o mais comum é deixar um comentário no vídeo solicitando a quantidade de pontos necessário para que você confeccione a peça no tamanho que precisa. E neste momento eu que recebo o comentário, realmente gostaria de ajudar, mas tenho muita dificuldade com isso e vou listar para você os motivos.

  1. Eu não sei se o seu ponto é folgado ou apertado. Essa é uma das principais razões dos trabalhos terem tamanhos diferentes até mesmo usando a mesma quantidade de pontos. Então, como vou indicar uma quantidade certa de correntes ou pontos para que a peça fique realmente do tamanho que você precisa? Não tem como.
  2. Eu não sei o tipo de fio que você irá utilizar. Em todos os vídeos que eu faço eu informo o material utilizado, mas as vezes não é o material que você tem na sua casa. Se tratando de lã, por exemplo, existem inúmeras marcas, com inúmeros modelos que possuem inúmeras espessuras. Isso influencia também no tamanho final da peça.
  3. Eu também não sei que agulha você vai utilizar. O correto é utilizarmos a agulha recomendada no rótulo do fio que vamos usar. Mas nem todos fazem isso, ou decidem mesmo usar uma agulha maior porque o ponto é apertado ou agulha menor porque o ponto é muito solto ou até outra numeração porque não tem em casa a agulha recomendada. E isso também altera o resultado final da peça.
         Então como ajudar para que você tenha uma referência para o tamanho das solinhas? Essa foi uma pergunta que eu fiz a mim mesma durante muito tempo. E depois de muito pensar, cheguei a duas opções. Veja quais são e escolha a que você achar mais fácil para você.

  1. Molde para sola de sapatinho de crochê para bebê.



    Esta imagem do molde está em tamanho real. Cabe em uma folha de sulfite A4. Ao imprimir não esqueça de configurar a impressora para tamanho real.

          Para usar este molde é muito simples. O objetivo dele é te dar uma referencia do tamanho final que deve ficar sua sola. Você pode trabalhar do jeito que achar melhor para chegar ao tamanho final. A quantidade de pontos irá mudar de acordo com o fio e agulha que for utilizar, mas o resultado deverá ser o tamanho indicado no molde.
          Recomendaria este método para quem está iniciando agora na confecção de sapatinhos de crochê e ainda não tem muita segurança com respeito aos tamanhos e formatos de solas.

    .
  2.  Tabela de tamanhos para sola de sapatinho de crochê para bebê.



    A forma de usar a tabela também é semelhante ao molde. Porém, para quem é mais prático e gosta somente de medidas, esta é uma alternativa mais simplificada de ter uma referência dos tamanhos.

          É como eu sempre digo a para você, é muito melhor nos basearmos em medidas e não em quantidade de pontos. As medidas não mudam, já os pontos podem variar de acordo com o fio, a agulha e a tensão do ponto utilizada. 
          Já incentivei quem está começando a fazer sapatinhos de crochê, que se quiser ter uma tabela com quantidade de pontos, a fazer a sua próprias tabela. Explico mais sobre isso no vídeo abaixo, onde respondo algumas dúvidas como:
  • Porque as minhas solas ficam uma de cada tamanho?
  • Porque não existe uma tabela com a quantidade de pontos para cada tamanho de sola?
  • Como fazer minha própria tabela de tamanhos de sola de sapatinho de crochê?



          Um outro vídeo que pode ser de ajuda pra você que irá utilizar o método de molde para ajudar a confeccionar a sola de sapatinho é este abaixo. Nele explico como você pode calcular (+ ou -) a quantidade de pontos para chegar ao tamanho que você espera de sola.


Lembrando a você que os dois vídeos acima são para pessoas que já sabem fazer crochê, ok?

          Bom, espero que com este post tenha conseguido ajudar quem está começando agora a fazer sapatinhos de crochê. E não desista, todo início não é fácil e exige paciência e determinação que com certeza você tem!

Um grande abraço!               

8 comentários:

  1. Bom dia querida.
    Ual, adorei. Obrigada por compartilhar conosco, Deus recompense.
    Beijinh♥
    Raquel Fraga
    http://ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gracias por todos tus patrones y videos. He hecho varios de ellos y el resultado es excelente. Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Mas procurei em várias páginas e croche e não achei, uma tabela como essa para vestido de bebê. Achei a da professora Simone, mas só fala em quantidade de pontos, não em cm, assim como o sapatinho o vestido tb varia conforme agulha e linha ou estou errada?

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei as dicas, muito obrigada por compartilhar. Mas tenho uma duvida, tem algum meio de calcular a altura dos sapatinhos? Digo, uma medida, desde a solinha até o final do caninho, até porque, o pezinho cresce, enlarguece e dá uma engordadinha!? Tenho duvidas,por exemplo, para um recém nascido, até começar as diminuições para o peitinho do pé, faço geralmente 4 carreiras de ponto baixo, mais 2 para as diminuições e mais 2 de ponto baixo para o acabamento, totalizando 8 carreirinhas, mas para um bebê de 9 meses, uso a mesma medida?
    Desde já, muito obrigada.

    Seu trabalho é nota 1000...

    Tati

    ResponderExcluir
  5. Mimi.... espetacular a sua orientação, muito obrigada. Um abraço e tudo de bom pra você

    ResponderExcluir
  6. Amei,mas qria saber por ex,cm qtas correntinhas começo cda solinha,d cda um dos tamanhos.

    ResponderExcluir