sábado, novembro 21, 2015

de de

Por que ter um blog de crochê?

Eu precisei responder esta pergunta várias vezes durante a jornada deste blog... Mas neste último mês esta pergunta não sai da minha cabeça e precisei responder a ela mais uma vez.
Interessante como as ideias e assuntos surgem...
Agora são 00:13hs e me peguei em uma infinita busca no nosso amigo Google... Vocês devem estar imaginando o que eu poderia estar buscando no Google  a essa hora. Na verdade eu to no tablet desde as 20:00hs procurando artigos sobre blogs...

Tudo começou com a ideia fixa de retomar as rédeas do blog e do Canal do Crochê da Mimi... Resolvi visitar blogs antigos que me serviram de referência quando eu decidi criar o meu blog... Adivinhem a minha surpresa, muitos estavam abandonados a anos....

Aí você vai me lembrar que eu também abandonei o Crochê da Mimi, e você tem razão.... Mas entendo, por experiência própria, que não é  fácil continuar... Manter um blog exige muito tempo e dedicação. E já tive vários momentos onde me questionei se valia a pena continuar.

Mas não foi só o abandono que me chamou a atenção. O rumo que os blogs tomaram também foram diferentes. Para entenderem melhor.

Como Surgiu o Crochê da Mimi?

Quando tive acesso a Internet em casa, isso me abriu um mundo de oportunidades, principalmente no que diz respeito ao artesanato. Eu podia ver trabalho de vários artesãos e aprender com eles...

Nesta mesma época os blogs surgiam com força. As pessoas colocavam ali sua rotina de vida unida a sua aventura no mundo do artesanato. Comentávamos nas postagens e os autores visitavam os blogs de seus leitores e assim um vínculo de amizade era criado...

Naquela época depois de acompanhar uma quantidades  razoável de blog eu senti a necessidade de compartilhar também, e assim surgiu o Crochê da Mimi.

O sucesso dos blogs trouxeram a possibilidade de remuneração. E hoje o que motiva muitos a fazer um blog é exatamente isso: ganhar dinheiro com a Internet.

Vou deixar claro que não sou contra isso. Afinal  meu blog tem propagandas. Mas a "humanidade" que tínhamos no blog se perdeu. Digo isso porque eu mesma me vi nesta situação e por isso decidi dar um tempo...

Situação de alguns blogs hoje.

Se formos olhar os blogs de beleza, aqueles que ensinam a fazer maquiagens e dão dicas de looks, o formato é mais pessoal. As leitoras podem acompanhar o que acontece na vida da blogueira. Isso dá  uma aproximação maior entre o leitor e o blogueiro.

E quanto aos blogs de crochê? 
Para você ver do que estou falando, corre no Google e procure por blogs de crochê. Encontramos vários, com postagens frias contendo apenas fotos (muitas vezes tiradas de outros blogs ou sites) de uma peça com gráfico, as vezes até sem eles... Uma tentativa de gerar conteúdo.

Seria um conteúdo  inútil? Não na minha opinião,  porque muitas vezes se encontra o que precisa. Mas você segue o blog? Ou adiciona ele nos seus favoritos? Eu não... e isso é exatamente o oposto do esperado ao se ter um blog. Queremos reter o público e queremos que ele siga o blog, que comente e se sinta a vontade para voltar.

Conclusão:

Depois de tudo isso consigo responder a pergunta no título do post: por que ter um blog de crochê?
No meu caso a motivação inicial era compartilhar meu trabalho em crochê. Um espaço destinado a doar informações, experiência de vida. 

Percebi que o objetivo não mudou. O tempo acabou ficando escasso, mas a intenção continua sendo ajudar e compartilhar, mas com conteúdo!!!

Para você que quer fazer um blog, este post não é  para desanimar você  e sim ajudar. Ajudar você a não fazer parte da grande estatística e não estar entre os 95% dos blogs que são abandonados antes de completar 1 ano (Veja matéria aqui).

Mas ainda tem outra pergunta que você precisa responder antes de decidir criar um blog de crochê: Vale a pena ter um blog de crochê? Esta é  uma pergunta para ser respondida em outro posto afinal, este já ficou longo demais...

Espero que eu consiga levar à frente este novo formato... sei que a jornada não será fácil. Por isso conto com a ajuda de vocês para seguir esta nova etapa.

Um grande abraço a todos!

2 comentários:

  1. Boa Noite Michelle, eu amei seu post de hj, sabe vc tem razão, nunca vou me esquecer, a primeira vez que tive internet em casa , já era apaixonada pelo croche, lembro direitinho o primeiro blog que vi, que me inspirou a fazer um pra mim, e tenho até hj, posto sempre algum trabalho, mesmo que as vezes demore não consigo abandonar, nem consigo deixar de visitar outros, é ótimo ter um blog, bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristina, por vir aqui e deixar sua história.... Realmente é muito gratificante... Embora não seja tão fácil... exige muita dedicação... E me entristece ver que muitos ficaram pelo caminho... Mas vamos continuando a nossa caminhada! Um grande abraço!

      Excluir