quarta-feira, julho 22, 2015

de de

Tapetão de crochê feito com square e mini square

Olá pessoal.... olhem que pérola encontrei nas andanças no Facebook :)

Um lindo tapetão de crochê quadrado feito todo com combinações de squares... Achei muito criativo!

(Créditos: Diário de Stradostei)

O gráfico que encontrei no blog é este abaixo....

Onde está o segredo da beleza deste tapete de crochê? Na minha opinião é na ótima escolha das cores.... E como eu sou apaixonada por azul, sou até suspeita para fala ;)

Encontrei as fotos no site Diário de Stradostei e vou tentar explicar mais ou menos como eu FARIA este tapete de crochê. Espero que sirva de auxilio para quem deseja fazer o seu!

Mas por onde começar????
Por aqui!!!! Pelo centro... A foto está boa... dá pra fazer no olhômetro....
Até encontrei um gráfico que estava dizendo ser o centro do tapete, mas tem diferença!


Feito o centro cru e depois em azul escuro, a parte marrom que vemos na foto acima é a emenda do quadrado de quadradinhos...

O gráfico para os quadradinho pode ser este abaixo, mas feito em apenas 2 carreiras.


Só para contornar este início são necessários 72 quadradinhos de 2 carreiras!!!

São montados um quadrado com 9 quadradinhos.... e depois o quadrado de quadradinhos é unido ao que já está pronto do tapete... ficando assim...


Este esquema faz lembrar aquele do tapete estrela de crochê... Na verdade é uma versão universitária dele... kkkkkkkkk

Depois da união dos quadrados de quadradinhos é trabalhado com ponto tijolinho em volta por 10 carreiras.... Aí a disposição de cores fica a critério de cada um... Olhem que lindo que vai ficando... 


Após a volta é novamente feito os quadradinhos... Desta vez com uma alteração.... Serão usado triângulos também para poder dar o encaixe. 

Pelas minhas contas serão 16 quadrados de quadradinhos. Então para estes usaremos 144 quadradinhos de 2 carreiras, emendando da mesma forma que já foi feito antes.
Também serão usados 4 squares de inteiros feitos com 6 carreiras... Para isso é só usar o mesmo gráfico dos quadradinhos pequenos e continuar por 6 carreiras.
Será necessário também 8 triângulos. Confesso que não consegui entender quantas carreiras vão no triângulo, mas o gráfico está abaixo.


O mais fácil é montar os quadrados e deixar os triângulos por último. Aí é só seguir o gráfico até dar o tamanho ideal para encaixar ele entre os squares.

Depois de tudo encaixado ele ficará assim como na foto abaixo.


Aí temos alguns caminhos para seguir... Deste ponto em diante dá pra deixar ele neste formato mesmo, só passando os pontos quadradinhos em volta, ou deixar quadrado como na primeira foto deste post.

Para deixar ele quadrado será necessário trabalhar ele com os cantos separadamente.
Observe isso na foto abaixo.


Devemos iniciar onde as setas amarelas indicam e trabalhar em carreiras de ida e volta até chegar na seta verde. Depois de fazer isso nos quatro lados do tapete vamos voltar aos squares... Ahhhhh vc achou que tinha se livrado deles?? kkkkkk Ainda precisaremos de 36 quadradinhos daqueles de 2 carreiras. Vamos usar um quadrado com 3 quadradinhos em cada ponta!
Depois de emendar eles vamos trabalhar novamente cada canto separado em carreiras de ida e volta a partir da seta verde até a seta laranja....
Pra finalizar a ultima carreira será inteira....



Complicado??? Imaginem meninas!!!!

Um detalhe interessante, eu gostei mais do jeito que expliquei acima, mas olhem novamente a primeira foto aqui embaixo.


Repararam as pontas??? Eu preferi fazer do outro jeito, achei que ficou mais bonito, mas isso é uma questão de gosto e gosto cada um tem o seu, não é mesmo?

Ufa! Tô até quadrada depois de tantos quadrados, quadradinho, squares... kkkkkkkk

Espero que sirva de guia pra vcs que pretendem se aventurar neste modelo lindo de tapete!

Se vc fizer o seu vem me mostrar!!!!

Um grande abraço a todos!

19 comentários:

  1. Amei o post, muito bom! Te espero no meu blog, beijão <3 ;)

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Visitando os blogs preferidos vi este tapete. É lindo demais. Vou guardar a idéia.

    ResponderExcluir
  3. Ola.
    Lindo este trabalho.
    Ele ficou com que tamanho?
    Abraços

    Jeniffer
    orionexaustores@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola
    estou tentando fazer mais não consigo passar da emenda...
    Como vc fez pra emendar? obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conforme eu mencionei na postagem, eu não cheguei a fazer o tapete, apenas fiz um post explicando mais ou menos como daria pra ser feito.. Mas pelo que vejo nas fotos a união do square é feita com costura mesmo... Bjus

      Excluir
  5. Oi to tentando fazer mas nao consigo ess parte do meioe u nao entendi muito bem se alguem fez o meio explica pra mim por favor e manda uma foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente eu não confeccionei este modelo, apenas fiz uma explicação de como pode ser feita a confecção do tapete....

      Excluir
  6. Você está de PARABÉNS ..É PERFEITOOOOO

    ResponderExcluir
  7. Oi Mimi, olhei , olhei,rsrsrsrs.Será que este tapete é feito como o estrela??? Monta os quadrinhos e depois o meio??? Que tu acha???

    Bjus!! Liege

    ResponderExcluir
  8. Alguém poderia gravar um vídeo fazendo . Pq assim não consigo fazer 🤔

    ResponderExcluir
  9. SHOW, ESTAVA PROCURANDO MESMO UM GRAFICO PRA ESSE TIPO DE TAPETE. OBG

    ResponderExcluir
  10. Ameeiiiiiii <3
    Já comecei a fazer o meu :)

    ResponderExcluir
  11. Ameeeiiiii <3
    Já comecei a fazer o meu :)

    ResponderExcluir
  12. Eu não encontrei o grafico do triangulo...

    ResponderExcluir
  13. Estou quase concluindo o meu, depois de muito trabalho! Fiz o meio diferente, pois não consegui fazer igual o da imagem! Mas tá ficando liiiindoooo!
    Obrigada pela ajuda ❤️

    ResponderExcluir
  14. Oi Mimi, no calor do entusiasmo, printei as fotos e.comentários do tapetão azul es squares.e postei em um gruoo no face sem te pedir permissão. Perdoe-me pela atitude, quis apenas ajudar. Ah, mas disse q a autoria das fotos e comentários eram suas.
    Perdão.

    ResponderExcluir
  15. boa noite mimi vc nao tem o passo a passo ?

    ResponderExcluir
  16. quanto vc gastou de barbante ou e barroco?

    ResponderExcluir